Qual é o objetivo, ou alvo final, de toda a vida cristã? (...)
Embora muitos cristãos no mundo ocidental tenham imaginado que a finalidade ou objetivo de ser um cristão é simplesmente "ir para o céu quando morrer", o Novo Testamento possui algo muito mais rico e interessante. Sim, aqueles que pertencem a Jesus nesta vida vão estar com ele assim que morrerem - esta é uma promessa feita em vários lugares no Novo Testamento. Mas isso é apenas o começo disso. No final - depois que a maioria de nós já tivermos um tempo de descanso e refrigério na presença do próprio Jesus - Deus tem prometido dar ao mundo inteiro, a toda a ordem criada, uma reforma completa. Será renovada de cima para baixo, de modo que ela estará cheia, finalmente, com a presença e glória de Deus, "como as águas cobrem o mar" (Isaías 11,9). E o que vai acontecer a nós então? Vamos ter novos corpos para viver com prazer e poder no novo mundo de Deus. Isso, como eu vou apreciar plenamente, é uma imagem muito maior e mais completa da última esperança futura do que muitos cristãos têm acalentado, mas é uma das promessas do Novo Testamento a nós.
Observe o que acontece se você contemplar essa visão do objetivo final da vida cristã e se perguntar: Quais são as etapas que levam a este objetivo em oposição a algum outro?
A resposta - dada uma e outra vez, como veremos, no Novo Testamento - é que a transformação que está prometida no final dos tempos já começou em Jesus. Quando Deus o ressuscitou dentre os mortos, ele lançou o seu projeto inteiro da nova criação, e chamou as pessoas de todos os tipos a fazer parte desse projeto, já, aqui e agora. E isso significa que os passos que damos em direção ao objetivo final - as coisas que fazem sentido da vida cristã em que poderiam de outra forma ser um longo intervalo entre a fé inicial e salvação final - já participam do mesmo caráter de transformação.
Como isto acontece devemos considerar mais tarde. Mas o resultado é que há medidas que podemos tomar que levam a este objetivo, a vida Ressurreição na nova criação, e que podemos ter aqui e agora. E essas etapas são, literalmente, o transformadora-de-caráter. O objetivo da vida cristã no tempo presente - o objetivo a que você é destinado a visar, uma vez que você veio para a fé, a meta que está ao nosso alcance, mesmo na vida presente, antecipando o final da vida para vir - é a vida de totalmente formado e plenamente florescente caráter cristão.
N. T. Wright, After You Believe, p. 31-32.