27 de novembro de 2011

Advento


Advento (do latim Adventus, que significa "vinda" ou "chegada") é a temporada de quatro semanas de preparação para a vinda de Jesus no Natal. Uma celebração requer boa preparação adequada para podermos desfrutar dela totalmente. No mês de dezembro, no entanto, na maior parte nos perdemos na agitação das compras de Natal, festas e preparativos. O tempo do Advento, mais reflexivo por natureza, pode sair de sincronia com todo esse barulho e correria.

João Batista sempre tem sido considerado a pessoa certa para me preparar para o Natal - ele é o anti-Papai-Noel necessário para os nossos dias. Troque o risada alegre por uma intensidade em sua face, o brilho no olho de um deserto prestes a interromper sua vida, comandando a nossa atenção, mas sempre redirecionando-a para Jesus. "Preparai o caminho para o Senhor" é o chamado do Advento para nos preparar para a vinda do Messias.

Mas como se preparar para uma surpresa? Mais do que apenas lembrar a primeira chegada de Cristo, o Advento espera a segunda vinda de Cristo. Advento é tempo de espera expectante, explorando nosso senso de que nem tudo está bem, o anseio de que o mundo seja endireitado novamente. É uma estação para corações inquietos e pessoas cansadas de um mundo quebrado que querem, com todo o nosso ser, saber que há mais do que isso.

O Advento cultiva em nós um olhar perspicaz, ajudando-nos a detectar o pecado que tumultua nossas vidas e perceber todas as maneiras que nós precisamos ser salvos. Ajudando-nos a esperar intensamente por restauração, por sentir a nossa própria necessidade de sermos salvos, o Advento nos prepara para a alegria genuína do Natal e para a fé nAquele que nos salva do nosso pecado, Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário