25 de maio de 2009

N.T. Wright - Vida Após Vida Após a Morte



Paulo e João, o próprio Jesus e todos os grandes mestres cristãos dos dois primeiros séculos declararam sua crença na ressurreição. "Ressurreição" não significa "ir para o céu quando você morrer". Não se trata de "vida após a morte", mas de "vida após vida após a morte". Ao morrer, partimos para estar "com Cristo" ("vida após a morte"), mas nosso corpo permanece morto. É difícil descrever onde estamos e o que somos nesse ínterim, e a maior parte dos autores do Novo Testamento não tenta explicar. Podemos chamar de "céu" se quisermos, mas não significa que este seja o fim de todas as coisas. Aquilo que é prometido após esse ínterim é uma nova vida corpórea no novo mundo de Deus (vida após vida após a morte).
N. T. Wright, Simplesmente Cristão, Ultimato, pp. 230-231.

Autor de Simplesmente Cristão e O Mal e a Justiça de Deus, N.T. Wright é um dos mais conhecidos e respeitados estudiosos do Novo Testamento da atualidade. Bispo Anglicano de Durham, na Inglaterra, foi professor das universidades de Cambridge e Oxford por vinte anos e é professor visitante de universidades como Harvard Divinity School, nos Estados Unidos, Universidade Hebraica de Jerusalém e Universidade Gregoriana em Roma, entre outras. É autor de mais de quarenta livros e articulista de jornais como The Times, The Independent e The Guardian.

Ver "Surpreendido pela Alegria", a ser lançado pela Editora Ultimato.

2 comentários:

  1. O céu não é a questão
    O quadro tradicional de pessoas que vão para o céu ou para o inferno como uma jornada pós-morte, com um estágio de duração, representa uma séria distorção e diminuição da esperança cristã.

    http://www.cristianismohoje.com.br/artigo.php?artigoid=33574

    ResponderExcluir
  2. Ele fala de tempo pós morte? ohé o tempo não é algo que compreende apenas o mundo material presente antes da eternidade?
    Falar de quanto tempo passaremos entre a morte e a ressurreição para mim não faz sentido algum.
    A minha esperança é a ressurreição prometida pelo o Senhor Jesus para os que crêem Nele. E eu não sou adventista do sétimo dia.

    ResponderExcluir