18 de setembro de 2010


"Acho que o arcebispo de Canterbury e o Papa poderiam muito bem discutir o grande desafio a todas as igrejas na face ocidental afirmando de forma renovada e vivendo o Evangelho em um confuso mundo pós-moderno com uma profunda fome de espiritualidade, mas uma profunda desconfiança da Igreja ".

3 comentários:

  1. Especial Bento XVI no Reino Unido,

    http://www.rr.pt/informacao_dossies_detalhe.aspx?fid=1226

    ResponderExcluir
  2. Muito tem sido escrito sobre a importância da visita do Papa na Inglaterra, e o grande simbolismo que isto tem quando muitos parecem proclamar o fim do Anglicanismo.
    Sem dúvida, é melhor orar juntos, conversar e entender-se que ser perseguidos como foi o caso de muitos Anglicanos. Eu mesmo fui não faz muito tempo. E, se é certo, a visita do Papa vai levar a uma estratégia claramente proselitista como a canonização de Newman e um convite aos anglicanos a unirem-se a Roma. Também, precisamos tomar um tempo para refletir com o que aconteceu nas homilias de Westminster Abbey.
    Em poucas palavras, o Arcebispo de Canterbury lembrou ao Papa que os Cristãos tem diversas opiniões sobre a natureza da vocação que pertence a Sé de Roma. Isto foi uma clara resposta ao fato que, duas vezes, o Papa Bento XVI falou a congregação reunida em Westminster Abbey que ele era o sucessor do Apóstolo Pedro. O Arcebispo de Canterbury falou muito educamente, como bom inglês, que nem todos os Cristãos tem este comum entendimento sobre a função e o papel do Papa na igreja de hoje.
    O Papa afirmou que unicamente ele é “investido com um cuidado especial para a unidade do rebanho de Cristo.” E o Arcebispo lembrou que a Igreja de Inglaterra é um memorial perpétuo da diversidade na Igreja universal.
    Nesta ocasião o Arcebispo Rowan foi gracioso, mas firme, e nunca, nunca permitiu uma intenção piedosa para obscurecer a realidade político-religiosa da visita do Papa.
    Infelizmente, o Arcebispo Rowan nem sempre tem esta firmeza quando precisa defender a fé Cristã e a igreja anglicana do liberalismo que existe nos Episcopais Americanos e, aqui, no Brasil.
    Se desejam ler as homilias que o Papa e o Arcebispo fizeram na Westminster Abbey, podem clicar aqui (http://bit.ly/bqMvUg)

    ResponderExcluir
  3. http://igrejaanglicana.com.br/archives/o-arcebispo-e-o-papa/


    http://www.dar.org.br/bispo/50-artigos/1482-visita-do-papa-ao-reino-unido-uma-avaliacao-reflexao-episcopal.html

    ResponderExcluir