27 de fevereiro de 2011

Debate Quente sobre o Inferno





Rob Bell parece contradizer um estudioso do Novo Testamento que ele diz admirar : N. T. Wright



"Quando os seres humanos oferecem sua lealdade e adoração sincera a algo diverso de Deus, eles progressivamente cessam de refletir a imagem divina. De acordo com uma das principais leis da vida humana, nós nos tornamos naquilo que adoramos; mais ainda, refletimos o que adoramos, não só o objeto em si, mas também o que está à sua volta. Os que adoram o dinheiro cada vez mais se definem em termos do dinheiro e cada vez mais tratam os outros como credores, devedores, sócios ou clientes, e não como seres humanos. Os que adoram o sexo se definem em termos do sexo (suas preferências, suas práticas, suas histórias passadas) e cada vez mais tratam os outros como autênticos objetos sexuais. Os que adoram o poder se definem em termos do poder e tratam os outros ora como colaboradores, ora como concorrentes ou reféns. Essas e muitas outras formas de idolatria se combinam de diferentes maneiras, todas elas prejudiciais à nossa condição de criaturas feitas à imagem de Deus e tocadas por ele. Minha sugestão é que é possível aos seres humanos não só seguirem por esse caminho, como também recusarem todos os rumores de boas-novas, todos os vislumbres da verdadeira luz, todas as sugestões para tomarem outro rumo, todos os indicadores do amor de Deus. Com isso, eles se tornarão, por escolha própria, seres que deixaram de ser humanos, que, portanto, não carregam mais em si a imagem divina. Com a morte desse corpo no qual eles habitam o bom mundo de Deus, no qual a trêmula chama da bondade ainda não se extinguiu por completo, eles ultrapassaram não somente a esperança, mas também a piedade. Não há campo de concentração na bela paisagem campestre, nem câmara de tortura no palácio dos prazeres. Aquelas criaturas qua ainda existem em estado "desumano" não mais refletem seu criador nem conseguem despertar, em sim mesmas ou nos outros, a compaixão natural que alguns sentem até mesmo pelo pior criminoso.


N. T. Wright, Surpreendido pela Esperança, Ultimato, p. 198.


O teólogo veterano J. I. Packer fala sobre o inferno:


William Lane Craig discorre sobre a questão “poderia um Deus amoroso mandar pessoas para o inferno?”

Mais recursos do blog Ipródigo: http://iprodigo.com/tag/inferno 

Teologia Quente - Dan Kimball

9 comentários:

  1. "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20.15


    triste =/

    REAL!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu acho a perspectiva do N. T. Wright muito coerente, e vai muito de acordo com a do Lewis no 'O grande abismo' que embora seja uma obra de ficção passa na essência o que ele pensava em relação ao assunto. Agora, o Rob Bell ta confundindo as coisas, não é pq, como o Wright disse, a igreja da idade média passou essa visão de um Deus com dedo em riste pronto pra te condenar, que isso é o que realmente a biblia diz sobre os que não aceitarem a soberania de Deus. Ele faz parecer nesse vídeo que na verdade o amor alcança até aqueles que não querem ser alcançados, salva até aqueles que não querem ser salvos.

    ResponderExcluir
  3. O Rob Bell dá pistas de que a maneira que ele acredita em inferno é diferente do que a igreja tem pregado nos seus livros e nos seus vídeos (nooma). Ainda não vi ele falando abertamente assim como já vi o McLaren.
    Acho difícil dizer que ele é universalista por esse vídeo, talvez tenhamos que ler o livro pra ver o que ele pensa. O vídeo levanta as questões e não responde.
    Talvez o livro também seja assim (algo meio McLaren ehehe).
    Mas, se formos nos basear pelo NT Wright, o que entende desse video postado aí é que ele não é universalista, mas também não diz que ele acredita no castigo eterno.
    Inclusive, estou lendo o Surpreendido Pela Esperança, do NT Wright e espero que ele fale claramente sobre o assunto, na opinião dele.

    Eu não sou um teólogo e na minha humilde experiência, chego à conclusão de que esses assuntos que concernem à Eternidade são muito complexos pra mente humana. Não consigo dizer quem está certo e quem está errado. Muitas interpretações podem ser feitas e muitas dessas com boa base bíblica. Não ouso dizer qual interpretação é a correta.
    Mas isso sou eu hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que é necessário esperar o lançamento do livro para as conclusões, mas a publicidade do livro tem um apelo claramente universalista. Nossa formação não nos preparou bem para conciliar santidade, ira, justiça com amor, misericórdia e bondade em Deus. Mas isso tudo pode ter um efeito de nos fazer pensar sobre o assunto e melhorar nossa vida ao nos fazer ver que o amor que vence é um Amor Santo.

    ResponderExcluir
  5. O assunto foi para o New York Times: http://goo.gl/G0fX4

    ResponderExcluir
  6. Creio que entendemos tudo errado! ou seja,como somos habeis em fazer o que Jesus não pediu que fizessemos?Como exemplo querermos ter as respostas que não nos cabem!Jesus diante de "infernos existenciais"não especulou sobre,mas interveio para erradicar os infernos que lhe eram patentes.E como somos habeis em não fazer aquilo que é simples que Jesus mais falou e demonstrou...como amar as pessoas!Creio na minha humide opinião que salvação é um departamento de Deus.Creio que não ira todos,mas também creio que não serão bilhões..creio que MUITOS virão do oriente e do ocidente e sentarão no banquete eterno de Deus.Mas creio também que quem não da de comer,de beber,dar acolhimento etc..a um que esta no caminho...e que em outras palavras...em nossa caminhada quando somos insensiveis e incapazes de ver o rosto de Jesus em nosso semelhante e não os amamos...já que "ninguém oode dizer que ama a Deus a quem ve se não amar ao proximo a quem ve"...esse (creio)é impossibilitado...já que (creio)o "lá" é uma extesão do aqui...e esses que amam não precisam necessariamente serem da "igreja"..só o Pai conhece sua Igreja que se estende nos 4 cantos da terra,mitos necessariamente não precisam(creio eu)não precisaram aceitar Jesus,porque apenas creram que Deus os aceitou em cristo...mas sendo aqui incoerente como o que falo...creio que isso é departamento de Deus.QUe proclamemos o seu nome com nossas palavras e com nossas vidas.Abraços a todos...e o resto é com Deus

    ResponderExcluir
  7. Tim Challies reviews Rob Bell’s Love Wins:

    http://www.challies.com/book-reviews/love-wins-a-review-of-rob-bells-new-book

    ResponderExcluir
  8. http://theresurgence.com/2011/03/15/a-chronology-of-rob-bell-on-hell

    ResponderExcluir
  9. Outras visões sobre a polêmica:
    http://www.patheos.com/Find/Religion-and-Faith-Book-Club/Rob-Bell-Love-Wins.html

    ResponderExcluir