10 de novembro de 2007

O anseio por mudança: metanóia


"Nós temos de mudar a partir do interior. E é isso que a maioria das pessoas realmente gostaria. O arrependimento mediante o qual desejamos que nossa vida e nosso mundo sejam realmente diferentes -- a autêntica metanóia que Cristo preconiza no Evangelho (Mc 1.15; 6.12) -- vem sobre nós quando temos uma visão da majestade, santidade e bondade de Deus. É uma visão suficiente para transmitir uma conscientização viva de nossa terrível capacidade de quebrar a confiança em Deus, ferir a pessoas e a nós mesmos ao tomarmos as coisas em nossas próprias mãos. Esta consciência pungente de nossa condição silencia todos os argumentos e racionalizações. Ao mesmo tempo, nos impele para Deus, porque reconhecemos que Ele também nos vê como somos, e, apesar disso, podemos buscar ajuda e refúgio nele."

2 comentários:

  1. Já ouvi falar bastante do livro e do autor. Mas, neste momento, como o dinheiro não chega para mais, estou a planear comprar:"Conspiração divina" - Dallas Willard(dizem que é mto bom) e "O obstinado amor de Deus" - Brennan Manning(um dos meus autores preferidos). Gostei muitos dos seus comentários no meu blog. Vou passando por aqui para ler mais sobre "A renovação do coração".
    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que "O Obstinado a amor de Deus" é uma espécie de compilação das obras anteriores do autor. Mas vale a pena? São textos muito conhecidos? De obras editadas em português?
    Sim, já ouvi falar do livro "Sabedoria da ternura" - Brennan Manning, editado pela Palavra. Infelizmente, esse livro ainda não chegou a Portugal e não sei se chegará. Para mim, fica muito dispendioso encomendar livros do Brasil. É pena, porque alguns interessam-me bastante e nunca chegam a Portugal.
    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir