9 de fevereiro de 2010

Frank Viola entrevista Todd Hunter


Todd foi um influente líder do movimento Vineyard (a la, John Wimber). Sua história é interessante, ele tem percorrido a jornada de um líder Vineyard a Presidente do curso Alpha para se tornar um bispo anglicano. Após a entrevista, eu ofereço alguns comentários e reações.

Como e quando você veio a Cristo? 

Eu vim a Cristo em meados dos anos setenta no movimento de Jesus no sul da Califórnia, em Riverside Calvary Chapel, agora Harvest Christian Fellowship. Greg Laurie, o evangelista e professor de rádio foi e é o pastor. Eu estava jogando baseball na faculdade e um dos rapazes que a equipe manteve bugging me para ir à igreja com ele. Eu o fiz e me converti. Muitos jovens, música de Jesus e a mensagem de Greg, foi muito simples.

Muitas pessoas estão interessados em saber como e por que você passou de um líder no movimento Vineyard para um sacerdote anglicano. Você pode compartilhar um pouco dessa jornada? 

Eu contar essa história em um próximo livro da IVP - O Bispo Acidental, a ser lançado no final de 2010. O título dá-lhe uma grande dica, mas o conto é este: foi completamente inesperado. Eu não era um Webber Robert-ite ou no trilho de Cantuária. Eu não era um carismático ou evangélico secretamente procurando ser mais litúrgico ... ou nada parecido. Depois de três décadas intensas no ministério, eu estava realmente tentando semi-aposentar. Deixei a presidência da Alpha E.U.A., eu tinha recusado outras posições de alto nível, e estava a abrandar, escrever, falar, ensinar como um adjunto e desejava estar mais em casa. Mas havia mais uma coisa, e isso é o que disparou o meu plano para semi-aposentar.

Tanto quanto eu queria sentar no meu escritório em casa em Eagle, Idaho, olhar pela janela para as montanhas e ter pensamentos inteligentes e anotá-las ou ensiná-los, eu não fiz aquilo para me tornar um solitário. Eu queria fazer tudo o que isso a partir do contexto de uma igreja local. Assim eu pensei: talvez eu poderia ser um pastor de ensino em algum lugar? Isso levou serendipitously para conversas com amigos ligados à Missão Anglicana. Resisti no início, mas teve um dramático encontro com Deus que me chamou a plantar, Deus me ajudando, 200 novas igrejas na costa oeste da América. Os leitores podem conferir www.c4so.org para saber mais sobre a nossa visão, valores, etc.

Uma vez eu recebi essa visão, ficou claro para os meus parceiros de conversação na missão anglicana que eu precisaria da autoridade eclesiástica para realizar tal visão. Assim, o Bispo acidental ...

Junto com um par de católicos (Teresa e Dorothy Day), olhando para trás vejo muita influencia Anglicana na minha vida: John Stott, J.I. Packer, Michael Green, David Watson, Lesslie Newbigin, Roland Allen e Tom Wright, só para citar um pouco. Mas ainda assim, eu nunca teria ligado os pontos para pensar que um dia seria um Anglicano, o que foi uma grande surpresa.

Qual é a sua resposta para aqueles que perguntam: "Quando você olha para trás no início da Vineyard, onde o milagre era proeminente, as reuniões eram informais e muitos participavam dos encontros, qual sua visão disso à luz de onde você está agora na vida? 

"Uma resposta vigorosa é: a espontaneidade está cotada! Basta olhar para American Idol versos Michael Bublé. Sério, eu adorava esses momentos. Eu não sou crítico da Vineyard da época. Eu ainda emprego práticas básicas de ouvir de Deus e buscar o seu poder e dons para ministrar sua graça e cura para os outros. Eu tenho um capítulo no Christianity Beyond Belief sobre isso. Mas cada modelo de ministério que eu já vi tem seus pontos fortes e fracos. Eu poderia facilmente ser um Pastor Vineyard hoje. Isso só não deu certo quando cheguei a eles em 2008 e acabei ouvindo este apelo incomum para plantar Igrejas Anglicanas. Mas isso não é um comentário, ou rejeição da Vineyard . Eu não "aderi" à Igreja Anglicana como uma decisão do consumidor. Eu não peguei um menu de opções eclesiásticas e pensei: "Eu acho que vou escolher anglicanismo". Eu fui chamado para lá, e eu o aceito pelo que são com seus pontos fortes e fracos. Meu próximo livro da IVP-Giving Church Another Chance - enuncia como eu prevejo usar os vários elementos da liturgia como ferramentas para o evangelismo e discipulado.

Conte-nos sobre o seu livro, o cristianismo Beyond Belief. Qual é o ponto principal do livro, e que resposta os leitores têm dado?

É o tipo de despejo do cérebro, como espécie de "aqui é o que venho pensando nos últimos dez anos". Eu tinha sido convidado a escrever por muitos anos, mas eu não achava que tivesse nada de original a dizer. Finalmente uma dupla de mentores convenceu-me a escrever. Com a ajuda de um agente bom e grande editor de IVP, formamos um livro que basicamente dá meu giro sobre Wright, Willard, Peterson, Foster, Wimber, etc, tudo na forma que diz: o Cristianismo é mais do que apenas o que se acredita. Alguém poderia pensar que isto não precisa ser dito, mas evidentemente que não precisa dizer. No livro eu tento colocar "crenças" em sua história e contexto mais amplos. Eu saio dizendo que ser cristão significa ter e viver, através de Cristo, um certo tipo de vida. O Novo Testamento chama "vida eterna" esta vida. Assim eu saio dizendo que ser cristão significa ser um amigo cooperativo de Jesus, que vive uma vida constante de bondade criativa, através do poder do Espírito Santo, e para o bem dos outros. Sugiro, então, uma maneira de fazê-lo dentro do ritmos e routinas de uma vida de verdade. É chamado Three Is Enough Groups (Grupos Três é Suficiente) . Veja www.3isenough.org . A resposta do leitor tem sido grande. Eu recebo um monte de comentários sobre colocar em palavras o que outros têm estado a pensar. Ou recebo sugestões para escrever um Willard Wright para dummies. As pessoas me pedem para que eu faça seu trabalho mais acessível. Estou feliz por ser seu escriba e megafone. Eu duvido muito que eu já tive um pensamento original.

Em você está mais apaixonado - o que impulsiona você?

 Evangelismo e formação espiritual, a aprendizagem da forma cada vez melhor de compreender a Bíblia e se comunicar com outros na causa do evangelismo e discipulado. Eu teria sido um pouco Billy Graham ou mesmo Greg Laurie, mas nunca funcionou para mim. Assim tenho tomado meus amores gêmeos  do evangelização e formação espiritual, misturados com os meus dons e temperamento, e resultou em "plantação de igrejas" por três décadas agora.

O que mais o confunde acerca da fé cristã? 
Por que ela não parece "funcionar" melhor. Essa é a pergunta que exploro em Giving Church Another Chance. Por que as pessoas como Barna, Kinnaman, Pew, Gallop, etc, mede tais baixos níveis de discipulado? Nós temos uma mensagem deficiente? Modelo? Práticas? Ou o quê? Acho que é por isso que Foster, Peterson, Willard e Wright significam muito para mim nos últimos 19 anos.

Quem são as 5 pessoas que mais influenciaram sua vida e ministério , e como eles influenciaram?

Chuck Smith /Greg Laurie: Deram-me um amor e confiança na Bíblia. Eles me ensinaram a ensiná-lo de maneira relevante. Eles também modelaram para mim que evangelismo pacífico, cheio de alegria pode ser feito de forma eficaz através de igrejas locais.

John Wimber: Liderança; que a liderança significa risco, isso significa encontrar e seguir a Deus. John ensinou-nos a confiar na pessoa e obra do Espírito Santo e ao valor do Reino de Deus como uma realidade presente, mas não consumada.

N.T. (Tom) Wright: Tom é o teólogo mais influente na minha vida nos últimos 10 - 15 anos. Ele me deu a Bíblia como uma história de Adão e Eva até o cosmos renovado. Ele mostra como os cristãos encarnam essa história.

Peterson / Foster / Willard: Em 1991 eu estava em um lugar muito baixo. Foster, Peterson e Willard, através de seus escritos me deram uma nova vida. Tornamo-nos amigos desde então. Eles são tesouros ENORMES em minha vida.

Max DePree: Max é o autor mais influente para mim sobre liderança. Seus Leadership is an Art e Leading Without Power  devem ser lidos. Ele nos dão uma imaginação de uma liderança que é simultaneamente eficaz e ética, orientada para os resultados e construção da comunidade. Ele encoraja, suas idéias e seus livros são belos.

O que você espera realizar nesta terra? 
Quais são suas metas de ministério? Seja específico quanto possível. Muitos anos atrás eu peguei uma prática do meu velho amigo Steve Sjogren do "Servant Evangelism". Toda vez que vejo um centavo no chão eu o pego e faço uma oração: "Senhor, ajuda-me levar mais uma pessoa à fé em e ser seguidora de Jesus". É isso aí, tudo flui com isso. Não importa qual o papel que eu tive ao longo dos anos, tentei aproveitá-lo para esse fim.
Atualmente, isso se traduz em ser o melhor pastor que eu puder na Igreja da Santíssima Trindade em Costa Mesa, Califórnia, o melhor bispo que eu puder de C4SO para treinar e liberar de novos líderes, escrever livros que guiam as pessoas para Jesus e, como professor adjunto, ensinar os alunos em seminários para fazer o mesmo.

Você está trabalhando em algum livro futuro? Se assim for, conte-nos sobre isso.
Obrigado por me deixar atirar meus livros Frank! Christianity Beyond Belief foi lançado há quase um ano. IVP está lançando uma versão de bolso dele neste verão. Giving Church Another Chance será lançado no próximo mês (fevereiro 2010) pela IVP. The Outsiders Interviews será lançado pela Baker nesta Primavera. Usando a pesquisa inovadora de David Kinnaman em Un-Christian, dois amigos (Jim Craig Henderson e Craig Spinks) e eu fomos em todo o país entrevistando jovens forasteiros e filmamos e escrevemos os resultados. É um "DVB", um DVD e livro em conjunto. Eu estou realmente animado sobre ele. Eu poderia ajudar milhares de pais, avós, líderes juvenis e outros a entender os pontos de vista de jovens de 16-29 anos de idade sobre Jesus e cristianismo.

Reflexões de Frank Viola:

Obrigado por esta entrevista, Todd. Eu aprecio tanto sua humildade. E gostaria de salientar que você e eu compartilhamos de muito terreno comum.
Por exemplo, eu amei o que você disse sobre "a vida eterna." A maneira que eu a tenho colocado por muitos anos é que a vida eterna não é apenas uma descrição da longevidade, é mais como uma descrição de um determinado tipo de forma de vida. De acordo com 1 João 5, a vida eterna é uma Pessoa. É Jesus Cristo. Ele é a vida eterna. "Eu sou a Vida".

Para mim, o ingrediente que falta na igreja de hoje é entender que a vida cristã é viver por um senhor residente. Essa é minha definição de "igreja", a propósito, também - um grupo de pessoas que estão aprendendo a viver a vida de Deus em conjunto e mostrar tal vida visivelmente.

Curiosamente, a teologia anglicana é muito mais perto do meu ponto de vista sobre Deus, a comunidade e a formação espiritual do que é encontrado na maioria do evangelicalismo. . . que inclui o cristianismo carismático e os seus rebentos

Acho que é por isso que From Eternity to Here e mesmo Reimaginando a Igreja são favoritos entre muitos crentes Anglicanos. A diferença no último livro é que eu, pessoalmente, acredito que, se nos aproximarmos da teologia do mistério da Trindade e da comunidade para as suas conclusões lógicas e práticas, acabamos com algo mais orgânico e não sistemático e hierárquica. Orgânico não significa que não contém qualquer expressão ou organização específica, mas simplesmente significa que a fonte é proveniente do DNA de uma forma de vida melhor que as tradições de um sistema. E assim, no final, isso parece muito diferente.

O Bispo acidental parece uma ótima leitura. Eu o acrescentaria que à minha lista. :-)

Uma coisa que me preocupa profundamente é a enorme confusão sobre a palavra "igreja". Por exemplo, o título "Giving Church Another Chance" vai significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Isto pode soar estranho, mas que o título poderia ter funcionado muito bem para o meu volume Reimaginando a Igreja, porque eu estou falando de uma experiência de vida da igreja que é muito diferente da norma, mas muito mais próximo do que eu acredito que Jesus e os apóstolos vislumbraram que a igreja fosse. Reimagining também é escrito para defensores do pós-igreja que desistiram de qualquer forma de comunhão com o Corpo de Cristo e que chama chats Facebook de "igreja". Talvez eles seja parte de seu público também.

Aqueles que estão fora da forma institucional da igreja e que estão reunidos em comunidade cristã a Jesus Cristo como chefe provavelmente querem mude o título do seu livro para  "Dando à forma institucional da Igreja Outra Chance", pois seria mais claro para eles.

Eu escrevi uma peça que tenta dissipar o nevoeiro em torno da palavra "igreja" e como ela está sendo usado hoje por aqueles de dentro da igreja institucional, bem como aqueles que estão fora dela. Na minha opinião, é um dos artigos mais importantes que já escrevi. É chamado Porque eu amo o IGREJA: Em louvor do Propósito Eterno de Deus.

Finalmente, eu faço eco à sua observação sobre a fé cristã na sua forma atual não fazer discípulos. Eu tenho minhas próprias opiniões sobre isso, ou seja, que nós removemos o discipulado de seu ambiente nativo ou natural.

Bem, essas são as minhas reflexões iniciais. Eu apreciei realmente o que você tinha a dizer, e curiosamente, algumas das mesmas pessoas que têm influenciado você também me influenciaram. John Stott, em minha opinião, é um dos melhores exegetas bíblicos vivos hoje. Wright tem feito um trabalho maravilhoso. E eu sempre tive um grande amor e apreço por John Wimber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário