6 de fevereiro de 2010

Todd Hunter: o Anglicano Acidental


Em sua jornada da Calvary Chapel passando pela Vineyard, a Igreja Emergente, o Curso Alpha, e agora a Missão Anglicana na América, Todd Hunter manteve-se fortemente centrado em evangelismo.


Interview by David Neff | posted 8/31/2009 09:22AM

O cristianismo americano, assim como a costa sul da Califórnia, é atingido por muitas ondas. Como nativo do sul da Califórnia, Todd Hunter foi capturado alguns dos mais notáveis vagalhões evangelicais.

No outono de 1979, ele e sua esposa, Debbie, foram os primeiros plantadores de igrejas enviados pela Calvary Chapel of Yorba Linda, de John Wimber -mais de dois anos antes que o grupo se juntasse ao nascente movimento Vineyard. Em 1994, Hunter foi coordenador nacional da Associação das Igrejas Vineyard. Em 2000, tornou-se um mentor de plantação de igrejas para Allelon, um grupo dedicado ao cultivo de (aqui vem um chavão) uma igreja missional. Quatro anos depois, ele assumiu a liderança do Alpha E.U.A., um programa evangelístico com raízes numa proeminente paróquia carismática, na Inglaterra. E depois de mais quatro anos, ele deixou a liderança do Alpha para lançar a Sociedade para o Reino de Vivo, em Boise. Mas ele logo se viu recrutados para plantar 200 igrejas anglicanas na Costa Oeste, tornando-se um sacerdote em março deste ano (2009) e um bispo missionário em setembro.

A história de Hunter é uma miscelânea de modas? Ou será a sua carreira uma história dos ventos novos que têm soprado através do panorama religioso da América?



Você acaba de se tornar em março um sacerdote anglicano e um bispo neste mês. Alguma vez você vislumbrou remotamente o alinhamento com o anglicanismo?

Duas das primeiras pessoas a moldar minha teologia foram J. I. Packer e John R. W. Stott. Através de John Wimber, eu conheci quase todos os líderes carismáticos Anglicanos no mundo. No Alpha, aprendi a amar e respeitar uma série de líderes-chave anglicanos. Eu não estava na trilha de Cantuária e não a vi chegando. Mas agora eu percebo que me adapto a essa tribo.



Quando você deixou a liderança da Vineyard, você se ligou ao nascente movimento da igreja emergente. O que você aprendeu?
Liguei-me ao [movimento] emergente, porque eu adorava esses jovens cristãos que estavam tentando descobrir a igreja e o que significa ser um seguidor de Jesus, nesta nova era. Treinamos plantadores de igrejas em todo o mundo que estavam tentando criar comunidades de fé que fizessem sentido para os seus amigos pós-modernos, pós-cristandade.

Agora você não pode broad-brush (?) o movimento emergente. Mas eu vi dois grandes problemas no mundo emergente.

Primeiro, os emergentes são tão sensíveis às questões da comunidade, relacionamento, igualitarismo, e em ser não-utilitaristas em seus relacionamentos, que o evangelismo simplesmente se tornou um sinônimo de manipulação, uma bola de falta, relacionalmente. Se você e eu éramos colegas de trabalho e eu construí uma relação em que eu pudesse influenciar a sua viagem em direção a Cristo, isso seria considerado errado nesses círculos. Eu não posso ser seu amigo, se eu pretendo levá-lo a Cristo.

Em segundo lugar, depois de 10 ou 12 anos de igreja emergente, você tem que perguntar onde nada foi construído. Evangelismo foi tão silenciado e a construção normal de estruturas e processos não tem avançado porque não há imaginação positiva e piedosa para fazer evangelismo ou liderança. Essas coisas são, por definição, utilitárias, e assim elas se tornaram especialmente difíceis.

O que você pensa acerca das igrejas de estilo "sensível ao interessado" se isso significa "estilo não participativo"?

Eu amo todos os caras que estão buscando e eu mesmo fui um deles. Mas ninguém hoje que quer ser um investigador e seguir a Deus no caminho de Jesus vai querer uma religião para  praticar. Estou pensando se anglicanismo e outros correntes baseadas em práticas espirituais não vão ser usados por Deus de uma forma que eles não têm sido usadas desde as missões de fronteira americanas e Wesley.

A América vai tornar-se cada vez mais secularizada e hostil à Igreja. Mas o que construirá a ponte pra qualquer Cristianismo autêntico que surja em seguida será um sério Cristianismo praticado. Eu penso que será um reavivamento da religião.

Você está plantando igrejas que exigem as pessoas compreendam a liturgia. Como você envolve as pessoas com as antigas tradições?
O livro que eu acabei agora de terminar de escrever é chamado "Giving Church Another Chance: Finding New Meaning in Spiritual Practices" [Dando à Igreja Outra Chance: Encontrando Novo Significado nas Práticas Espirituais (InterVarsity)]. 

Eu conduzo leitores através de um culto do prelúdio até a bênção, e eu tento prelúdios de reformulação, leituras bíblicas, o sermão, e assim por diante para mostrar como essas práticas podem ser disciplinas espirituais que animam, energizam e animam a uma vida espiritual em Cristo.

Em um culto público, eu não usei todos os paramentos. Eu queria dar paroquianos apenas um gosto da liturgia. Então, quando eu fui atrás da mesa, eu coloquei minha estola. Eu disse: "Esta é uma estola. Na mesma noite em que Jesus disse:" Fazei isto em memória de mim ', ele colocou uma toalha em torno de si, lavou os pés aos discípulos, e disse:' Veja, eu defini o exemplo. Essa estola é um símbolo de mim como um servo e nós juntos como uma comunidade, tendo a toalha de Jesus ".

Quando passamos a paz, eu digo: "Isto costumava ser uma atividade revolucionária. Quando você estava em uma igreja da vila e você sabia que esse cara tinha roubado uma de suas vacas e ele está aqui para ter comunhão, esta era a hora de ir para ele e reparar o relacionamento. " Essas pequenas explicações impulsionaram as pessoas.


Você está construindo a igreja de experiência pela experiência.

Sim, porque eu estou trabalhando principalmente com pessoas sem igreja que estavam na igreja e tiveram algum tipo de experiência ruim. Aqui está a minha visão real: eu sinto que eu realmente compreendo a angústia pós-moderna, pós-cristã  das pessoas de 16 a 29 anos. Sei que as pessoas nessa idade estão dormindo com quem eles querem e são vagamente espirituais, mas não têm certeza de que elas querem ser religiosas. Eu tenho uma visão delas orando a oração de confissão semana após semana, e de mim fazendo formação espiritual com elas, não dizendo, "cão mau, você não pode dormir com ele ou ela", mas dizendo: "Por que você não vem à igreja toda semana e apenas faça esta oração, e depois volte e me veja em um mês? "



Algumas dessas pessoas honestamente não sei o que elas podem acreditar. Eu tenho uma visão de dizer-lhes: "Não se preocupe com isso. Eu quero que você venha à igreja toda semana, durante seis meses. Basta dizer o Credo, e vamos nos unir todas as semanas no café." E nós vamos perguntar: "Então, no que você está tropeçando?"

Eu tenho uma visão da liturgia como uma ferramenta de evangelismo e discipulado, uma ferramenta que se baseia nas Escrituras.

Como fazer as orações do povo — que metodicamente cubra cada tipo de intercessão que poderíamos fazer — moldar a imaginação do adorador?

O Cristianismo é para o bem de outros. E orar a oração do povo conserva você na orientação dos outros, o que é fundamental para ser o povo de Deus.

Quando você pensa em fazer as orações do povo, que desponta em você que você deveria se preocupar com esse cara sem emprego ou esta viúva ou aquela pessoa doente. Eu posso usar essas orações de uma forma missional, cosmovisão orientada para o outro. E eu vou ensinar explicitamente sobre essas coisas, mas apenas em pequenas porções.

No livro, nós vamos caminhar através de um culto litúrgico típico. Tome o prelúdio. Eu digo como eu gosto de andar em uma igreja dez minutos mais cedo e quieto enquanto me um prelúdio está sendo tocado. Eu, então, falar sobre como as disciplinas espirituais históricas de silêncio e solidão podem informar, capacitar e animar uma genuína espiritualidade cristã.

Eu tomo coisas que todo mundo pensa que são chatas e falar sobre como eles estão ligados a práticas espirituais históricas e podem informar a espiritualidade cristã em uma cristandade pós-moderna, pós-cristã. Espero que eu esteja dizendo essas coisas de uma forma que um público afastado da igreja possa ouvir.

Você plantará igrejas em lugares muito sem igreja. Quão anglicanas essas igrejas vão se parecer?

Vamos arquitetar essas igrejas por trás de preocupações missionais e pastorais. Elas serão anglicanas em teologia e anglicanas em política, mas elas podem não se parecer anglicanas

No Christianity Beyond Belief, você coloca de lado a apologética evidencialista em favor de uma apologética comportamental. Qual é o papel da apologética?

Eu não ouço mais as pessoas perguntando, "Como eu sei que Jesus ressuscitou dos mortos". Mas eu ouço os jovens de fora da igreja, perguntando: "A igreja é uma força para o bem ou uma força para o mal?" O Novo Ateísmo está questionando a bondade essencial da igreja. Eu não anulo a apologética evidencialista. Acabei de ver as pessoas entrar em uma comunidade mais experimental e, em seguida, começar a perguntar: "Você vai me mostrar o que nós acreditamos e porque acreditamos ?" Continuamos a responder a essas perguntas, mas mais tarde no processo.

Você escreve sobre a importância evangelística de se moldar a imaginação. O que significa isso?
A pessoa mediana não vive de dados e proposições. Eles vivem de sua imaginação. Quando eu quase mudei-me para o estado de Washington para jogar no campeonato de baseball, o que me animava era o meu sonho de jogar nas ligas principais. Eu sabia os fatos do beisebol. Eu conhecia as regras. Eu conhecia a história e os grandes jogadores. Mas o que alimentou-me foi a minha imaginação.

Histórias criam imaginação, e a imaginação cria a possibilidade.

Isto é onde o trabalho de Eugene Peterson sobre o poder da história para dar forma à imaginação tem sido tão útil. Ele diz que se você realmente achao que o cristianismo é uma história sobre ir para o céu quando morrer, não é por acaso que promover o discipulado é como puxar os dentes. Eu estou tentando levar as pessoas a mudar histórias para reformular suas imaginações. Se reformulação do evangelho como algo que nos dá vida, não apenas um seguro de vida, então o discipulado e a missão se tornam normativos, porque eles se tornam mais intuitivos.

Como as pessoas se movem para a história da maior boa vida e morte segura?
Em nossa história, o céu não é o objetivo, é o destino. Estamos indo ao reinar com Deus para sempre no céu renovado e na terra renovada. Esse é o nosso destino. Mas o objetivo do cristianismo é a transformação espiritual em Cristo.

Se o meu sonho de jogar beisebol tivesse se tornado realidade, eu não teria chamado o meu pai e dito: "Eu estou indo para Nova York." Não, eu teria dito: "Eu me alistei para os ianques." Nova York não é a meta. É simplesmente o destino.

Quando as pessoas estão numa viagem de descoberta, em que ponto você acha, O Espírito de Deus está agora levando-me a colocar a questão que os fará atravessar a linha?

Em grande parte do evangelicalismo pós-II Guerra Mundial, pedimos às pessoas para cruzar a linha de chegada. Assim foi: apologética, apologética, apologética, então, tudo bem, você começou agora, você precisa tomar uma decisão, e você irá para o céu quando morrer. O que eu prefiro ver é apologética, aculturação, dizendo as orações, e depois chegar a um acordo, mas é uma linha de partida: Você está pronto para se tornar um seguidor de Jesus? Agora você pode ver a grande intenção de Deus para a terra e que ele estava fazendo por meio de Cristo e do Pentecostes e criar o povo de Deus? Você está disposto a aderir a essa família e tomar a causa da família através de seguir a Jesus?

10 comentários:

  1. Agora que descobri uma tradução, provavelmente melhor:
    http://igrejaanglicana.com.br/inicio/o-anglicano-acidental/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por colocar esta entrevista no site. Bispo Todd é um exemplo do que representa o novo Anglicanismo e o desejo de levar o Evangelho de Cristo a nova geração.

    A Igreja Anglicana Reformada temos tido um dialogo aberto com Bispo Todd e outros bispos da AMiA.

    Obrigado novamente,

    Bispo Josep Rossello
    Bispo Coadjutor
    http://igrejaanglicana.com.br

    ResponderExcluir
  3. vc quem fez essa 1a tradução?

    ResponderExcluir
  4. Sim, Vítor. A culpa é minha!

    ResponderExcluir
  5. Daniel, que bom que você traduziu o texto. Eu havia lido a entrevista com Frank Viola e pensei em traduzí-la, mas meu tempo está muito curto. A Igreja Anglicana é uma das chamadas "mainstream protestants" que, como os luteranos e os presbiterianos deste país, estão literalmente morrendo. Suas igrejas estão cheias de gente idosa que está morrendo e não está deixando herdeiros espirituais. E para piorar, estas igrejas estão abraçando o liberalismo teológico. A Anglican Mission in the Americas, ou Missão Anglicana nas Américas (MAnA), à qual Hunter se filiou, foi uma resposta ao liberalismo teológico que infestou a Igreja Episcopal, como é chamada a Igreja Anglicana por aqui. Penso que a ênfase da MAnA em plantação de igrejas é a razão pela qual Hunter está se sentindo em casa. À princípio, para mim, foi uma surpresa que um cara com um background tão distinto ao protestantismo mainstream americano tenha se filiado a Igreja Anglicana (ainda que ele passado pelo Curso Alfa). Mas caras como o Hunter não pertencem a "um sistema", pois não tem as marcas de uma denominação em particular. Pelo contrário, ao acompanhar sua história vemos que, por seu zelo missionário, ele é quem deixa marcas nas denominações onde passa. Seu vigor e sua felixibilidade me fazem pensar que Deus precisa de mais caras assim, que podem cooperar com vertentes distintas do Corpo de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Bispo Josep Rossello disse...


    Caro Daniel,

    eu estive em uma Conferencia de Inverno da AMiA, com mais de 1400 cristãos. O poder e a presença de Deus foi impressionante e Deus toco a vida de muitas pessoas.

    AMiA surgio em 2000 com 11 igrejas, hoje tem mais de 160 igrejas e estão abrindo 80 igrejas mais neste momento. A maioria dos seus pastores tem menos de 35 anos de idade. Infelizmente, é a idéia equivocada que tem do Anglicanismo por causa dos liberais do TEC.

    Talvez, seria bom compartilhar esta idéia com seu amigo, Hugo. Ao final, John Stott, NT WRight, JI Paker, Os Guinees, Matt Redman, Tim Hughes, Soul Survivor, New Wine, Curso Alfa, etc. tem em comum o ser anglicano.

    Deus te abençoe muito, amado.

    Bispo Josep Rossello

    ResponderExcluir
  7. Olá, amados:

    Quero esclarecer que não ignoro os grandes teólogos que o anglicanismo tem produzido, e que são uma benção ao Corpo como um todo, inclusive para mim que nunca fui anglicano. Mas este não é exatamente o ponto em questão. Meus comentários não buscam denegrir ou desmerecer o anglicanismo na América, somente esclarecer alguns pontos de uma perspectica estatística.

    Reconheço que a AMiA é uma onda de renovo sobre a Igreja Anglicana, mas as 160 + 80 igrejas do movimento, citadas pelo bispo brasileiro, são uma parcela minúscula daquilo que representa o anglicanismo nos EUA. E penso que o bispo Rossello é o mais capacitado entre nós para confirmar que somente a Igreja Episcopal, a mesma de Gene Robinson, possui mais de 7000 comunidades espalhadas pelos EUA.

    Estatisticamente, o apelo teológico e intelectual dos grandes teólogos cujos nomes foram acima citados, constrastam com as estatísticas de que, pelo menos aqui nos EUA, as mainline churches (incluindo a Igreja Anglicana) estão em declínio, em comparação com as Evangelical churches. Essa já é uma tendência de anos que qualquer pessoa que acompanha a Igreja nos EUA pode confirmar. Recomendo a leitura da pesquisa mais recente do Instituto Barna a este respeito:

    http://www.barna.org/barna-update/article/17-leadership/323-report-examines-the-state-of-mainline-protestant-churches

    Uma vez mais esclareço que meus comentários não visam denegrir ou criticar. Não quero jogar água fria nos ânimos de ninguém, somente esclarecer as coisas para que oremos para que este quadro se reverta.

    ResponderExcluir
  8. Vou ser sincero, não tenho interesse no Frank Viola pós Cristianismo Pagão nem no Anglicanismo velho.

    Mas seria interessante apresentar pros anglicanos no Brasil esse livro:
    http://www.amazon.com/Emerging-Fresh-Expressions-Church-Authentically/dp/0955514002/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1266008034&sr=8-1

    ResponderExcluir
  9. Caro Paulo, obrigado pelo livro que recomenda...

    Hugo, certamente Barna esta certo, mas ele esta falando do TEC (Igreja Episcopal dos USA). Agora, ACNA também te falado recentemente como os evangélicos estão perdendo terreno, infelizmente, e como existem perto 100 milhões de pessoas nos USA que não vão a igreja nenhuma. O grupo que mais cresce são agnóstico e ateus.

    Se você observa ACNA que é a Igreja Anglicana onde AMiA forma parte, você vai ver uma igreja que não são esta crescendo, mas tem o desafio de abrir 1.000 novas igrejas em cinco anos... ele tem aberto mais de 100 igrejas em nove meses.

    A igreja ao que eu sou parte, começou faz um ano com uma pequena igreja em casa e agora conta com 17 comunidades (pequenas certamente), e seguimos crescendo e plantando novas igrejas.

    Alguns pessoas só conhecem una visão do anglicanismo,mas esquecem do Curso Alfa, New Wine network, etc.

    O 80% dos anglicanos ativos são evangélicos e cheios do Espírito... e agora mesmo existem coisas muito interessantes acontecendo nos USA e no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. The Acidental Anglican, foi lançado:
    http://www.toddhunter.org/featured/the-accidental-anglican-new/

    ResponderExcluir