7 de setembro de 2008

Frank Viola e N. T. Wright

Quem lê Frank Viola fica imaginando o que ele diria de um autor que seja Bispo Anglicano de Durham, na Inglaterra, professor das universidades de Cambridge e Oxford por vinte anos e professor visitante de universidades como Harvard Divinity School, nos Estados Unidos, Universidade Hebraica de Jerusalém e Universidade Gregoriana em Roma, entre outras.

Lendo o blog de Viola, é possível surpreender-se com a descoberta. O texto abaixo é traduzido por um software e levemente revisado por mim. Minhas escusas.

Surpreendido pela Esperança, por N.T. Wright

N.T. Wright escreveu um livro notável que creio ter o potencial de mudar o curso da história da Igreja - Surpreendido pela Esperança é o nome.

Na primeira seção, Wright expõe a influência do pensamento pagão sobre o conceito bíblico da vida pós-morte. (Desta forma, ele é muito semelhante ao Cristianismo Pagão, ele apenas expõe a influência do Paganismo a um conjunto específico de crenças e não em um conjunto específico de práticas religiosas.) Wright doesn’t pull any punches here. O que não é bíblico ele chama não-bíblico sem pestanejar.

O livro apresenta em seguida a visão bíblica da vida pós-morte e as suas implicações práticas espirituais e sobre a vida cristã. Wright contrasta o ensinamento bíblico sobre a ressurreição e a nova criação com o mito da secular progressismo, por um lado, e do mito da escapismo religioso (o que eu chamaria de "febre do arrebatamento") sobre os outros.

Wright exterioriza [seu pensamento] e diz que a maior parte dos cristãos estão errados no seu ponto de vista do vida pós-morte. Desde a quarta capa Wright "toma sobre o controverso tema da vida após a morte e revela como a maior parte dos cristãos revela o concebem erronemanente - e porquê."

Tive o privilégio de passar horas com Wright no ano passado, quando ambos falamos em uma conferência (junto com Brennan Manning, outro servo escolhido do Senhor que Deus tem usado poderosamente).

Poucos são os homens que eu mais respeito no Senhor do que Tom Wright. Para mim, ele é uma das principais figuras que Deus está usando nesta hora. E eu o aplaudo por este excelente livro.

Tal como todos os escritores e oradores que estão transformando o terrenos em idéias e práticas tradicionais, Wright tem a sua quota de críticos… alguns dos quais são bastante beligerantes em suas críticas. Mas isso faz parte do preço a ser pago por desafiar uma tradição enraizada no cristianismo nos dias de hoje.

Eu tiro meu chapéu para N.T. Wright com entusisamo. Possa sua tribo aumentar!

Nota aos leitores: Wright é um estudioso. Assim, a maioria dos leitores encontrarão um nível de leitura e de estilo de escrita difíceis (algumas frases, por exemplo, têm mais de 60 palavras e há um pouco de boa linguagem académica.) Assim, se você costuma ler Francine Rivers, Max Lucado, Beth Moore, etc você pode ter problemas ao ler este livro.

---------------------------------------------------------

O trabalho de N.T. Wright sobre o Apóstolo Paulo, tem revolucionado os estudos sobre o tema. Sobre o tema igreja emergente e missional, também é um dos precrussores.

Como mostra um artigo da revista Cristianismo Hoje, para Wright o quadro tradicional de pessoas que vão para o céu ou para o inferno como uma jornada pós-morte, com um estágio de duração, representa uma séria distorção e diminuição da esperança cristã.

Publicado no Brasil, há o livro
Simplesmente Cristão Por que o cristianismo faz sentido, da Editora Ultimato.

Para saber mais sobre N.T. Wright e Simplesmente Cristão, leia Por que o cristianismo faz sentido, do teólogo Timóteo Carriker.