13 de março de 2009

Novo Calvinismo


De acordo com a Revista Time, o neo-calvinismo é a 3ª de uma lista de 10 idéias que estão transformando o mundo atualmente.

“Os ministros e autores neo-calvinistas (...) sabem onde estão a energia e paixão no mundo evangélico” – estão com o pioneiro neo-calvinista John Piper de Minneapolis, o controvertido Mark Driscoll de Seattle e Albert Mohler, reitor do Seminário do Sul da gigantesca Convenção Batista do Sul. A Bíblia de Estudos ESV, com tendências calvinistas, esgotou em sua primeira edição e blogs reformados como o Between Two Worlds (do blogueiro Justin Taylor) estão entre os links mais quentes da blogosfera cristã.”

Fontes:
Allen Porto
Eduardo Mano
Blog da Editora Fiel

Mark Driscoll discorre sobre alguns pensamentos acerca do novo versus o velho Calvinismo:

  1. O Velho Calvinismo era fundamental ou liberal e separado da ou sincretizado com a culture. O Novo Calvinismo é missional e busca criar e redimir a cultura.
  2. O Velho Calvinismo fugia das cidades. O Novo Calvinismo está inundando as cidades.
  3. O Velho Calvinismo era cessassionista e temeroso da presença e do poder do Espírito Santo. O Novo Calvinismo é continuacionista e alegre na na presença e poder do Espírito Santo.
  4. O Velho Calvinismo era temeroso e desconfiado dos outros Cristãos e queimava pontes. O Novo Calvinismo ama todos os Cristãos e e constrói pontes entre eles.



Estou gostando desse tipo de calvinismo.



2 comentários:

  1. http://allenvaz.blogspot.com/2008/03/recentemente-cpad-publicou-um-dos.html

    ResponderExcluir
  2. é... esse Novo Calvinismo parece ser legal mesmo!

    ResponderExcluir