24 de agosto de 2007

Reconsiderando o Odre

"Com base no princípio de que todos os cristãos são ministros e que a obra do ministério deveria ser realizada por todos os cristãos, a igreja em células procura ativamente desenvolver cada discípulo na semelhança de Cristo." William A. Beckham


Ouvindo afirmações como esta, lá pelos idos de 1999, num processo capitaneado por Adonias Pereira do Lago, querido pastor que se tornou recentemente um dos bispos da Igreja Metodista, vislumbrei a oportunidade de gastar minha juventude na revolução divina de que o mundo tanto precisa. Porém, no meio do caminho tinha uma pedra, para parafrasear Drummond. Uma não, várias.
.
Embaracei-me com a minha própria pecaminosidade; a comunidade encontrou seus próprios obstáculos institucionais e culturais, de forma que nem eu, nem ela properaram na sonhada vivência. Todavia, continuo interessado na revolução de Jesus Cristo. Quando vim para o exílio, via-me um servidor público missionário. Influenciaria a comunidade local. Passados mais de dois anos, preciso admitir que não alcancei tal desiderato.
.
Contudo, continuo almejando a experiência comunitária da ekklesia. Permaneço mirando o alvo da companhia do Mestre. Ao Senhor das eras e Deus das galáxias dirijo minha petição. Rogo por instrução e por forças para atender seu chamado.
.
Mesmo sabendo que tem gente que hoje não agüenta ouvir falar do assunto, escolhi abrir essa postagem com uma citação do livro "A Segunda Reforma - A Igreja do Novo Testamento no Século XXI - William A. Beckham, Editora: Ministério Igrejas em Células". Segundo Marinho Soares, pastor da Igreja Metodista Livre,
-
"este livro, prefaciado por Howard Snyder, talvez seja um dos mais profundo e completos para o entendimento e aplicação da visão celular. Traz reflexões sérias e com conteúdo do aspecto teológico, histórico e prático deste movimento. Bill (William) Beckham, juntamente com Ralph Neighbour, são as autoridades mais conceituadas hoje para falar e escrever sobre Igreja em Células".
.
E hoje estou voltando a este assunto porque percebo uma renovada inquietação entre os que querem ver o Reino vir. A blogosfera emergente levou-me hoje a descobrir o autor Frank Viola, que, num de seus livros tem testemunhais de gente como Ralph W. Neighbour e Brian McLaren. E vou juntando as peças, reconsiderando, reformulando as idéias....

-------------------------------------

Fontes: Bacia das Almas / PavaBlog,

Nenhum comentário:

Postar um comentário