25 de novembro de 2008

Há Um Despertar

Vinícius Pimentel edita o blog Voltemos ao Evangelho. Foi ele quem me apresentouPaul Washer. Recentemente o Vinícius começou a postar a tradução de uma mensagem de Washer "pregada na quarta-feira, 22 de Outubro de 2008, na Conferência sobre Avivamento, em Atlanta, Geórgia". Ele enumera 10 acusaçõescontra o moderno sistema de igreja na América. 

Na introdução de seu sermão, Paul Washer declara:

"há um grande despertar em curso neste país e não só neste país, mas na Europa onde tenho ido e na América do Sul e em muitos outros lugares estou vendo jovens voltando para a rocha a partir da qual fomos cortados. Eles estão lendo Spurgeon e Whitefield. Eles ainda estão ouvindo Ravenhill e Martin Lloyd-Jones e Tozer e Wesley. É um grande, enorme movimento, mesmo que a mídia popular e o cristianismo de hoje ainda não tenham descoberto o que está acontecendo. Eu quero que você saiba que eu nunca teria sonhado há 15 anos que eu veria odespertar que estou vendo. E não é por causa do meu ministério. Mas eu vou para lugares diferentes e vejo o que Deus está fazendo sem que nenhum dos nossos ministérios.
. . Quer sejam mil moços, 
na Holanda, declarando "As coisas têm que mudar", clamando a noite toda em oração pelo poder de Deus e pela verdade da Escritura. Ou na América do Sul, reconhecendo que eles foram muito influenciados pela psicologia e todo tipo de técnicas superficiais provenientes da América no que diz respeito ao evangelismo e, agora, em lágrimas e quebrantados estão voltando e evangelizando suas igrejas. Ou as cidades do interior dos Estados Unidos onde eu tenho sentado, por vezes, até duas, três horas da manhã discutindo teologia com jovens afro-americanos da periferia, a quem Deus vai levantar para pregar mais do que ninguém nunca vai ser capaz de imaginar neste dia. 

. . 
Há um despertar.
. . E vou dizer-lhe isto com ternura. A maioria dos homens com mais de 40 anos não tem sequer uma pista sobre isso. Muitos dos jovens que estão voltando aos velhos homens e às velhas pregações e à verdade que tem trazido despertarinúmeras vezes neste mundo, a maioria desses jovens são muito jovens. E eles vão para seus pastores, eles vão para os seus dirigentes e dizem: "Olhe para isto, o que temos descoberto. Olha o que aconteceu no País de Gales. Olha o que aconteceu na África. Olhe para este e olhe para este e olhar para este ensino. É absolutamente incrível." E a maioria deles irá desprezá-los ou irá dizer, "Isto não é nada diferente do que eu tenho pregado em 25 anos," quando, na verdade, é completamente diferente do que eles têm pregado em 25 anos."



Creio que Vinícius é um exemplo desses jovens que estão despertando para compartilhar o encanto de uma jornada bem fundamentada no Caminho da verdadeira Vida: a Verdade.

Preciso aprender no diálogo com companheiros de jornada que tenham essa visão.

Acompanhe as divisões da pregação de Washer através das seguintes postagens:

Divisões:
Oração e Introdução
Primeira acusação: Uma negação prática da suficiência das Escrituras
Segunda acusação: Um desconhecimento de Deus
Terceira acusação: Uma falha ao falar da depravação do homem
Quarta acusação: Uma ignorância do Evangelho de Jesus Cristo
Quinta acusação: Um desconhecimento da doutrina da regeneração
Sexta acusação: Um apelo não-bíblico.
Sétima acusação: Uma ignorância sobre a natureza da Igreja.
Oitava acusação: Uma falta de disciplina eclesiástica amorosa e de compassiva.
Nona acusação: Um silêncio sobre santificação.
Décima acusação: Uma substituição do que as Escrituras dizem a respeito à família pelo que a Psicologia e a Sociologia dizem.