25 de novembro de 2008

Há Um Despertar

Vinícius Pimentel edita o blog Voltemos ao Evangelho. Foi ele quem me apresentouPaul Washer. Recentemente o Vinícius começou a postar a tradução de uma mensagem de Washer "pregada na quarta-feira, 22 de Outubro de 2008, na Conferência sobre Avivamento, em Atlanta, Geórgia". Ele enumera 10 acusaçõescontra o moderno sistema de igreja na América. 

Na introdução de seu sermão, Paul Washer declara:

"há um grande despertar em curso neste país e não só neste país, mas na Europa onde tenho ido e na América do Sul e em muitos outros lugares estou vendo jovens voltando para a rocha a partir da qual fomos cortados. Eles estão lendo Spurgeon e Whitefield. Eles ainda estão ouvindo Ravenhill e Martin Lloyd-Jones e Tozer e Wesley. É um grande, enorme movimento, mesmo que a mídia popular e o cristianismo de hoje ainda não tenham descoberto o que está acontecendo. Eu quero que você saiba que eu nunca teria sonhado há 15 anos que eu veria odespertar que estou vendo. E não é por causa do meu ministério. Mas eu vou para lugares diferentes e vejo o que Deus está fazendo sem que nenhum dos nossos ministérios.
. . Quer sejam mil moços, 
na Holanda, declarando "As coisas têm que mudar", clamando a noite toda em oração pelo poder de Deus e pela verdade da Escritura. Ou na América do Sul, reconhecendo que eles foram muito influenciados pela psicologia e todo tipo de técnicas superficiais provenientes da América no que diz respeito ao evangelismo e, agora, em lágrimas e quebrantados estão voltando e evangelizando suas igrejas. Ou as cidades do interior dos Estados Unidos onde eu tenho sentado, por vezes, até duas, três horas da manhã discutindo teologia com jovens afro-americanos da periferia, a quem Deus vai levantar para pregar mais do que ninguém nunca vai ser capaz de imaginar neste dia. 

. . 
Há um despertar.
. . E vou dizer-lhe isto com ternura. A maioria dos homens com mais de 40 anos não tem sequer uma pista sobre isso. Muitos dos jovens que estão voltando aos velhos homens e às velhas pregações e à verdade que tem trazido despertarinúmeras vezes neste mundo, a maioria desses jovens são muito jovens. E eles vão para seus pastores, eles vão para os seus dirigentes e dizem: "Olhe para isto, o que temos descoberto. Olha o que aconteceu no País de Gales. Olha o que aconteceu na África. Olhe para este e olhe para este e olhar para este ensino. É absolutamente incrível." E a maioria deles irá desprezá-los ou irá dizer, "Isto não é nada diferente do que eu tenho pregado em 25 anos," quando, na verdade, é completamente diferente do que eles têm pregado em 25 anos."



Creio que Vinícius é um exemplo desses jovens que estão despertando para compartilhar o encanto de uma jornada bem fundamentada no Caminho da verdadeira Vida: a Verdade.

Preciso aprender no diálogo com companheiros de jornada que tenham essa visão.

Acompanhe as divisões da pregação de Washer através das seguintes postagens:

Divisões:
Oração e Introdução
Primeira acusação: Uma negação prática da suficiência das Escrituras
Segunda acusação: Um desconhecimento de Deus
Terceira acusação: Uma falha ao falar da depravação do homem
Quarta acusação: Uma ignorância do Evangelho de Jesus Cristo
Quinta acusação: Um desconhecimento da doutrina da regeneração
Sexta acusação: Um apelo não-bíblico.
Sétima acusação: Uma ignorância sobre a natureza da Igreja.
Oitava acusação: Uma falta de disciplina eclesiástica amorosa e de compassiva.
Nona acusação: Um silêncio sobre santificação.
Décima acusação: Uma substituição do que as Escrituras dizem a respeito à família pelo que a Psicologia e a Sociologia dizem.

2 comentários:

  1. Conheci o blog do Vinícius ontem e já pensei em escrever alguma coisa sobre isso também. Chamaram a minha atenção os posts sobre essas dez acusações. Gostei bastante.
    Agora quero assistir o sermão e ver se volto ao evangelho.
    Abração, Daniel!

    ResponderExcluir
  2. Paz Daniel,

    Nossa. Fiquei até sem palavras. Mas como blogueiro tenho letras a escrever (rsrs).
    Eu vejo o despertar e por mais clichê que possa ser: "eu tenho um sonho". Meu sonho é ver essa nação voltar ao Evangelho e creio que há varios jovens despertando para as veredas antigas.
    Mas ainda tenho tanto para crescer, tanto para aprender, que me sinto ainda um bebê caminhando no desfiladeiro da verdade.
    Há um clamor, creio que não só no meu coração, mas em vários:
    Voltemos ao Evangelho

    ResponderExcluir