7 de fevereiro de 2008

Briga de versões

Juiz é algemado após discussão com policiais no Rio

O desentendimento entre um juiz federal e policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), terminou na Quinta Delegacia do centro do Rio de Janeiro, informa O Globo. O juiz federal Roberto Dantas Schuman de Paula diz que os policiais agiram com abuso de poder. Já os agentes, por sua vez, acusam o juiz de desacato.

O juiz contou que pegou um táxi de sua casa até a Lapa para encontrar a namorada. Quando desceu do carro, estava no celular quando foi abordado pelos políciais. Eles estavam em um carro com os faróis apagados, afirma. Os políciais buzinaram, chamando Schuman de maluco e mandaram que saísse da rua. O juiz disse que questionou a atitude deles e nisso os policiais desembarcaram da viatura.

Já a versão dos agentes é de que o juiz ao ser repreendido para sair da rua teria xingado os policiais. Houve bate-boca e os policiais deram voz de prisão para Schuman que foi algemado. Ele afirmou que se identificou como sendo juiz federal, mas que os policiais duvidaram disso e disseram que iriam levá-lo para a delegacia, colocando-o na caçapa da viatura.

Na Quinta delegacia, todos os envolvidos foram ouvidos e liberados em seguida. O juiz disse que vai abrir um procedimento contra os policiais junto à Corregedoria da Polícia Civil.

Revista Consultor Jurídico, 5 de fevereiro de 2008

Mais:

Ajufe afirma que prisão de juiz no Rio foi abusiva

Corregedor de Justiça critica prisão de juiz no Rio

OAB-RJ chama de arbitrariedade prisão de juiz no Rio

MPF denuncia policiais que algemaram juiz no Rio


Entidades fazem desagravo a juiz preso e algemado no Rio


(vale a pena ler alguns comentários dos leitores do Consultor Jurídico)

Um comentário:

  1. 7ª Vara Criminal determina afastamento de policiais civis do CORE
    --
    Conselheiros aprovam moção de apoio a juiz e de repúdio à atitude de policiais civis do Rio
    http://conjur.estadao.com.br/static/text/63779,1

    ResponderExcluir