24 de fevereiro de 2008

Rob Bell e NOOMA


Nooma é uma série produzida por Rob Bell, líder da Mars Hill Church. São idéias e conceitos que o veiculados através de boas metáforas, discursando de forma criativa sobre Deus. Em apenas 10 minutos ele conta alguma história ou conversa alguma coisa com os telespectadores. (ver Diversità)

O texto que segue é do Luis Fernando Batista do Checklist Para Viver o Cristianismo:

Cada Nooma traz um DVD que traz versões legendadas em diversas línguas, incluindo o português, mais um caderninho com grande qualidade gráfica e também de conteúdo, o caderninho é em inglês e traz algumas frases e perguntas para ajudar na reflexão e compartilhar da mensagem.

Meu entusiasmo veio de encontrar um material realmente ideal para aplicação em grupos pequenos e grupos pré-cristãos:




  • Os filmes são curtos, todos tem em média 10 minutos;




  • As mensagens são muito claras, a linguagem é bastante contemporânea e o contexto em que ele se colocam é bem comum;




  • As reflexões são profundas. Acho que um dos grandes méritos de Rob Bell no Nooma é fazer as perguntas certas, muitas delas ficam ecoando em nossa mente após o filme;




  • A direção dos filmes foi muito feliz, combina uma trilha sonora indie muito bonita e tocante, as locações muito bem escolhidas e uma conversa muito leve, longe daquele tom de pregação que a gente vê nos programas evangélicos




  • O filme e o caderno facilita muito a conversa e pode tornar o encontro do pequeno grupo realmente compensador.



  • Acho que o único porém são as legendas em português um pouco rápidas, mesmo para um pessoal que já está acostumado com TV a Cabo. Às vezes, o pessoal pede para que passe outra vez para rever o que perdeu e entender a lógica das propostas. Isto é, para um pessoal mais simples sem vivência com as legendas, o trabalho com os DVDs pode ser menos eficiente.

    Os títulos discutem a respeito de vários temas, alguns são excelentes, outros nem tanto e alguns tem aplicação bem específica:

    1.Rain – Fala a respeito das adversidades, dependendo como você estiver quando assistir é até difícil conter as lágrimas. Muitos consideram o melhor Nooma produzido.
    2.Flame – Fala a respeito dos níveis de profundidade do amor romântico até o sexo;
    3.Trees – Posicionamento bem interessante de nós como igreja na história, tenta nos fazer visualizar nossa missão;
    4.Sunday – Fala sobre igreja, é bem ousado em questionar o que fazemos e por que fazemos;
    5.Noise – O vídeo nos dá uma outra surpresa, fala sobre a importância do silêncio e como estamos preparados para desfrutar a presença de Deus;
    6.Kickball – Fala sobre a providência de Deus e respostas às nossas ansiedades;
    7.Luggage – Mensagem muito boa sobre perdão, no entanto, acho que esse é o filme com o roteiro mais polêmico de todos, pode não agradar;
    8.Dust – Aqui temos uma descrição fascinante sobre o que significa ser discípulo e temos uma conclusão surpreendente sobre a fé;
    9.Bullhorn – É uma crítica ao fundamentalismo evangélico em geral e seus pregadores de rua;
    10.Lump – Fala sobre o amor de Deus a despeito do nosso pecado;
    11.Rhythm – Fala sobre relacionamento com Deus e nos explica como todas as coisas se completam em Jesus Cristo, nos dá uma metáfora muito interessante sobre a presença e ação de Deus;
    12.Matthew – Fala sobre a perda de alguém querido;
    13.Rich – Fala sobre a responsabilidade daqueles que tem em ajudar os que não tem; creio que nós da classe média também nos inserimos no contexto que ele cita da América.

    [a série atualmente vai até o nª 19 - Open]

    Tem também o Breathe, que foi lançado recentemente, mas ainda não pude vê-lo. Nos Nooma’s Rain, Kickball e Lump, Rob Bell se aproveita de alguma experiência sua com seus filhos e nos permite entender melhor como Deus age como Pai. As idéias dos vídeos em geral são muito boas e às vezes surpreendentes, os desafios podem ser mais incômodos quanto mais conservadores forem os ouvintes.

    É só assistir o vídeo que as idéias fluem, tanto em como utilizá-lo na igreja, como em como criar outros novos materiais localmente, como também em como desenvolver sua própria fé que é bastante desafiada e desenvolvida à medida que você consegue aproveitar a mensagem.

    Rob Bell é pastor da Mars Hill Bible Church em Michigan. Quando apresentam essa igreja, apresentam-na como a igreja que mais cresce nos Estados Unidos. Acho que a repercussão do Nooma junto com imagem que ele tem montado de um pastor cool, tem atraído várias críticas a ele. Pelo que vi, tem se destacado por ser um pastor que busca entender o background judeu dos ensinamentos de Jesus Cristo, você consegue notar o quanto ele recorre ao hebraico em vários de seus vídeos assim como à cultura hebraica. No site do Nooma ele mesmo recomenda uma lista de vários livros sobre Jesus Cristo e o Novo Testamento em um contexto judeu. Ele também escreveu o livro Velvet Elvis, onde você encontra uma boa base do que você assiste no Nooma e “Sex God” que está sendo lançado agora. Além disso, promoveu em 2006 um tour nos Estados Unidos chamado “Everything is Spiritual” com a renda alocada para a WaterAid que trabalha em encontrar água em cidades inóspitas.

    Se você for comprar, preste atenção nas taxas de frete que parecem ser as mesmas tanto para 1 como para os 14 DVDs: US$ 22.50. Lembre-se também do imposto de importação de 60% sobre o preço do DVD que você paga na retirada do produto aqui no Brasil.
    ---