15 de março de 2008

Tibet representa dilema para Pequim

Como tudo na China, GRANDES também são suas contradições. Estive lendo sobre a Amity Foundation, única editora chinesa autorizada a publicar Bíblias que encerrou 2007 com a impressão de 50 milhões de cópias, conforme informou em seu site. O Mark e o Renato, editores da Mundo Cristão estiveram por lá esse dias. Que A Igreja Perseguida na China possa brilhar com o fogo de Deus que arde através do discipulado de Jesus. Leia a análise abaixo de


A onda de violentos protestos no Tibet não poderia ter acontecido em um momento pior para o governo chinês.

A poucos meses das Olimpíadas de Pequim, os líderes chineses não querem que os protestos dos monges se transformem na imagem que define o país.

Muitos integrantes do governo da Região Autônoma do Tibet estão atualmente em Pequim para o Congresso Nacional do Povo, que acontece anualmente.

Há apenas alguns dias, o presidente chinês Hu Jintao teve um encontro com a delegação tibetana e pediu que eles continuem a melhorar a qualidade de vida e trabalhem para alcançar paz e estabilidade na região.

Mas os manifestantes tibetanos parecem determinados a mostrar seu ponto de vista enquanto todas as atenções estão voltadas para a China no ano das Olimpíadas.

Eles querem protestar contra o que eles vêem como uma violação dos direitos humanos por parte da China e querem mais liberdade, tanto política quanto religiosa, na região.

Outro Mianmar?

Tibetanos em outros países apoiaram as ações dos manifestantes organizando protestos e passeatas.

Nesta sexta-feira, enquanto forças de segurança chinesas tentavam controlar incêndios em Lhasa, um grupo de tibetanos protestava em frente à Embaixada chinesa em Londres.

Tibetanos exilados na Índia começaram uma passeata de volta ao Tibet na segunda-feira, mas foram impedidos pela polícia indiana.

O governo chinês enfrenta um dilema.

Os governantes chineses certamente não querem nenhum derramamento de sangue a apenas cinco meses do início dos Jogos Olímpicos, e vão tentar evitar qualquer situação que lembre o que aconteceu em Mianmar em 2007.

Por outro lado, eles não querem dar espaço aos monges e a outros manifestantes por medo de que isso seja interpretado como um sinal de fraqueza e acabe levando a mais protestos.

O Tibet, juntamente com outros territórios que têm movimentos separatistas, como Xinjiang e Taiwan, representa uma grande dor de cabeça para os líderes chineses.

A estratégia do governo chinês até o momento foi a de bater e assoprar.

O governo central tem investido rios de dinheiro na região numa tentativa de melhorar a qualidade de vida dos tibetanos.

Uma nova estrada de ferro até a capital, Lhasa, foi usada como bandeira pelas autoridades como prova de que eles querem trabalhar pelo bem da população do Tibet.

História de protestos

Mas os tibetanos reclamam que o investimento só beneficiou aqueles da etnia chinesa Han que trabalham na região e que o efeito tem sido diluir - ou mesmo destruir - a cultura tibetana.

Houve tentativas do governo chinês e do Dalai Lama de iniciar negociações sobre uma maior autonomia para a região, mas pouco progresso foi feito até agora.

Protestos e rebeliões têm sido uma característica da vida tibetana desde que o Exército chinês chegou à região, em 1950.

A onda de protestos desta semana coincide com o 49º aniversário da mal-sucedida revolta de 1959, quando o Dalai Lama deixou a região para viver no exílio.

A última vez que protestos sérios aconteceram no Tibet foi no início de 1989, pouco antes do massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim.

Naquela época, o presidente Hu Jintao era secretário do Partido Comunista no Tibet, e a maneira como ele lidou com os protestos fez com que recebesse a aprovação de seus chefes em Pequim.

Quase 20 anos depois, ele está ansioso para colocar um fim igualmente rápido às manifestações.

Fonte: BBC Brasil

A maior produtora de Bíblias do mundo

Saiba mais sobre o conflito entreo Tibet e a China

Todas as notícias relacionadas:

2 comentários:

  1. "Estas olimpíadas já nasceram fracassadas. O fechamento do Everest, o uso das montanhas como interesse político, a falta de caráter do governo norte americano, a falta de humanidade do governo Chinês, a falta de bom senso do COI (Comitê Olímpico Internacional) ao eleger Pequim como sede dos jogos, enfim, o uso político indiscriminado do que deveria estar completamente desatrelado de política faz insurgir em cada um de nós um sentimento triste, de revolta.

    E isto, por si só, já traduz o fracasso do principal objetivo dos jogos, presente na bandeira olímpica: A união dos povos. "
    http://cordadainfinita.blogspot.com/2008/03/everest-2008-baguna-continua.html

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o problema do governo, a distorção de nossa visão de reino longe de Deus de novo...
    Daniel, obrigado pelo link, passei um tempo lendo citações agora. E valeu também pelas indicações do meu blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir