Espiral estelar na Nebulosa da Águia-Mostruário do Hubble
Surgindo como uma criatura alada dos contos de fadas equilibrada em um pedestal, esse objeto é de fato uma torre giratória de gás frio e poeira que sobe de um berçário estelar chamado Nebulosa da Águia, imagem gerada pelo telescópio espacial Hubble da NASA.
A torre erguida está a 9,5 anos-luz ou a aproximadamente 92 trilhões de quilômetros de altura, por volta de duas vezes a distância do nosso Sol à estrela mais próxima. As estrelas da Nebulosa da Águia nascem em nuvens de hidrogênio frio que residem em regiões caóticas onde a energia de estrelas jovens esculpe paisagens fantásticas no gás.
A torre pode ser uma gigantesca incubadora para essas estrelas recém-nascidas. Uma torrente de luz ultravioleta de uma constelação de estrelas gigantes, quentes e jovens [fluindo do topo da imagem] está corroendo o pilar. A luz estelar também é responsável por iluminar a superfície irregular da torre.
Faixas luminosas espectrais de gás em ebulição podem ser vistas se desprendendo da superfície, criando uma nebulosa ao redor da estrutura e realçando sua forma tridimensional. A silhueta da coluna é destacada contra o brilho de fundo dos gases à distância. ...
Saiba mais sobre esse objeto »
Também conhecido como: M16,Nebulosa da Águia, NGC 6611, IC 4703
Créditos: NASA, ESA e The Hubble Heritage Team (STScI/AURA)
-------------------------------------------
Essa é a descrição encontrada no Google Sky para a nebulosa de Àguia, mostrada em detalhe pelo telescópio espacial Hubble, há dezoito anos em órbita. O Sky permite cibernauta observar galáxias e planetas diretamente através do browser.
-------------------------------------------
"Admirando essas imagens, e refletindo sobre a história e o contínuo desenvolvimento do universo, não pude deixar de pensar nas palavras que disse Jesus antes de deixar o seu pequeno grupo de alunos:"Na casa de meu Pai há muitos lugares para morar... Pois vou lhes preparar um lugar" (Jo 14.2)
(Dallas Willard, A Conspiração Divina, p. 83)
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Você acredita nisso?
Mais Bonito impossível...
ResponderExcluirsó podia ter sido criado pelo Papai =)
Abração Daniel
Nos vemos Sexta
pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Eagle_nebula_pillars.jpg
ResponderExcluirLinda a imagem escolhida para o post. Muito legal mesmo.... Parabens Daniel.
ResponderExcluirGrande Abraço
A fabricante de softwares Microsoft lançou, nesta terça-feira, o WorldWide Telescope (Telescópio Mundial), software e simulador online que permite explorar imagens do espaço como uma espécie de telescópio virtual.
ResponderExcluirA ferramenta, que concorrerá diretamente com o Google Sky, lançado pelo portal de serviços e buscas em 2007, exibe sistemas estelares, galáxias e planetas em imagens compostas a partir de pelo menos 10 telescópios em atividade, sendo a principal fonte o Hubble - mantido pela Nasa em parceria com a Agência Espacial Européia.
fonte: http://www.diogocatapreta.com.br/worldwide-telescope-microsoft-lanca-software-que-explora-o-espaco/