15 de janeiro de 2008

Vacinado!

Mesmo resistindo ao pânico instaurado acerca da febre amarela e, com um pouco de medo (besteira) e também pra não deixar a mãezinha preocupada, e ainda, lembrando que Homens Modernos se previnem, recebi a dose da vacina ontem aqui em Nerópolis, pois na sexta-feira o estoque já havia esgotado.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados e sangramentos. De acordo com o Ministério da Saúde, as áreas consideradas de risco no país são as de matas e rios dos Estados da região Norte e Centro-Oeste, parte da região Nordeste --Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia--, região Sudeste --Minas, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo-- e região Sul --oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A vacina é aplicada gratuitamente em postos de saúde de todos os municípios do país, além de salas de vacinação em portos, aeroportos e fronteiras. A proteção vale por dez anos e deve ser tomada dez dias antes da viagem para a área de risco. A imunização é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos --pessoas com o sistema imunológico debilitado-- e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Um comentário:

  1. E só pra lembrar: vacina não é doce! Quem já está imunizado não vai ficar mais protegido se tomar outra dose... palavra de enfermeira :)

    ResponderExcluir